Menu

Notícias

Diálogo e parceria com as famílias

Data: 17 de junho de 2020

A utilização do diálogo é uma prática muito comum aqui na Casa Escola. Pode-se dizer que o diálogo se encontra, inclusive, estampado em nosso DNA. Este é um pilar importante nas práticas educacionais que sustenta, principalmente, a nossa compreensão de participação e cuidado com a criança e com a família. Por meio de trocas constantes com os pais, construímos caminhos e acertamos os prumos, a fim de cuidar do bem-estar do aluno e de suas aprendizagens.

Desta forma, seguimos com essa mesma perspectiva no ensino remoto. Diante da delicadeza do cenário e de suas incertezas, o diálogo permanece aberto, o que favorece às mudanças e às transformações do ensino remoto quase que diariamente.

Sensíveis à situação das famílias na configuração do distanciamento/isolamento social, exercemos intensivamente a prática da escuta. Ouvir os pais, em suas dificuldades, e nos abrir às críticas e sugestões permitiu que as melhorias do ensino remoto acontecessem de forma rápida e de maneira bastante eficiente.

O tempo de duração das aulas online, a produção de vídeos, o uso de imagens durante as aulas, o uso de mais recursos digitais, a passagem para a plataforma do Edmodo, o retorno das atividades por parte das famílias, os momentos individuais com os alunos e a chegada da hora de avaliar, tudo foi obtido com a contribuição das famílias em função do que elas puderam perceber em casa diretamente com seus filhos. Isso ocorreu em todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

Sabemos que o diálogo só pode acontecer na linha do respeito e, se assim não o for, o diálogo não merece ser chamado de diálogo. Portanto, mesmo que ocorrendo as mudanças em nossas vidas de maneira tão abrupta, o diálogo entre escola e família foi, na maioria das vezes, mantido e trouxe contribuições para todos. Tal atitude nos permitiu avançar consideravelmente em um modelo de ensino que nos era desconhecido, tanto para os alunos como para pais e escola.

Em suma, o diálogo escola/família segue ainda mais valorizado, com o espaço redesenhado para o ambiente online na perspectiva de ativar ainda mais a parceria. Afinal, a presença dos pais ou do adulto em casa tornou-se fundamental para que o ensino remoto ocorresse.

No mais, queremos agradecer aos que acreditaram que os profissionais da Casa Escola seriam capazes de adequar e aperfeiçoar as metodologias de ensino para que nossas crianças e jovens tivessem o direito de continuar aprendendo e que pudessem interagir com professores e colegas em um momento tão inusitado que nos mantém fisicamente afastados.

← Voltar
Agende sua visita