Menu

Notícias

Nosso Carnaval 2021

Data: 16 de fevereiro de 2021

“Oh, jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu?”

A marchinha carnavalesca Jardineira, composta por Humberto Porto e Benedito Lacerda em 1938, foi o tema escolhido por algumas turmas da Educação Infantil da manhã neste período carnavalesco. A partir da escolha da música, abordamos vários aspectos envolvendo a cultura da festa mais popular do Brasil.

Exploramos o diálogo presente na música, os sentimentos, afinal por que será que a Jardineira estava tão triste? E o que foi que lhe aconteceu? Junto a isso, as crianças estudaram o pintor holandês Vincent Van Gogh e realizaram releituras de suas obras, fazendo referência às flores como “a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu”.

As turmas do G3, G4 e G5 da tarde também entraram no ritmo do Carnaval com a dinâmica “Carnival Masks” e, com o apoio da professora de inglês, Dilia Fernandes, confeccionaram suas próprias máscaras carnavalescas e aproveitaram a folia com muita música e alegria, mesmo em tempos de pandemia.

Já no Fundamental I, os alunos estudaram a festa em seu processo histórico, o que trouxe curiosidades divertidas e fez a turma entender melhor os carnavais existentes em dias atuais. Na sexta-feira, dia 12, os alunos vieram quase todos fantasiados para as aulas presenciais, e no remoto, também tiveram os que resolveram entrar no clima e colocaram seus adereços.

Daí fica a lição, mesmo na pandemia: “Não fiques triste que este mundo é todo seu!”.

94fd2144-ffb2-4a9c-9845-518051be4f07-e1615317925581-300x176 Nosso Carnaval 2021

← Voltar