Menu

Notícias

Um mergulho na cultura indígena

Data: 15 de março de 2021

Como em um banho de rio, no dia 10 de março os alunos da turma do 4º ano matutino mergulharam em uma conversa virtual, cheia de cultura e ancestralidade, com o cacique Luiz Katú, da comunidade Catú – localizada no município de Canguaretama/RN. Um momento único e encantador de troca de experiências e quebra de estereótipos. A atividade faz parte dos estudos sobre os primeiros habitantes do Brasil e do Rio Grande do Norte, conduzidos pela professora da turma, Suzana Sena.

Durante a conversa, o cacique destacou a importância de a escola abrir espaço para a interculturalidade e o quanto isso contribui para a formação dos nossos alunos enquanto seres políticos. Com os olhos brilhando de curiosidade, os estudantes trouxeram suas dúvidas sobre a cultura indígena e puderam aprender mais sobre os costumes milenares passados pelos indígenas de geração em geração.

Conhecedora do pé de urucum da escola, a turma achou bem interessante a fala do cacique Luiz sobre o uso da semente da planta para a pintura do rosto e corpo; na cultura indígena do Katu, esta é uma forma de homenagear os grandes guerreiros que morreram lutando pela proteção da Mãe Terra.

Sem-Título-3-300x213 Um mergulho na cultura indígena

← Voltar