Menu

Notícias

Animais de estimação

Data: 24 de março de 2021

Os nossos pets são como membros da família, não é mesmo? Eles ocupam um lugar especial no nosso coração, principalmente no das crianças. Prova disso, é que os alunos do G4 e G5 da tarde escolheram como tema de estudo Os Animais de Estimação.

Durante as primeiras conversas sobre o universo pet em aula, as crianças compartilharam conceitos com base em suas vivências, como: “são os que podemos brincar”; “podemos ter em casa”; “a gente cuida”; e a mais surpreendente, “a Jasmine tem um tigre de estimação, ele é bonzinho”. E como todo o conhecimento, primeiramente, vem das experiências pessoais, em sala ele é acrescido de histórias, poesias e informações significativas para as crianças, pois o tema animais está bem presente em todas as mídias e encontrar material não é problema.

Como atividade para casa, a professora Amanda Menezes propôs a gravação de um vídeo, no qual as crianças apresentaram seus animais de estimação. As que não tinham bichinhos mostraram o de algum familiar ou falaram sobre um pet que gostariam de ter. O mais importante era falar e se ver gravado, oportunidade para se trabalhar a linguagem oral com imagem. O resultado final, gravado e editado pelas famílias e reunido em um único vídeo coletivo pela professora, ficou incrível e as crianças puderam assistir suas participações em um cineminha em turma.

Sem-Título-4-1-300x165 Animais de estimação

Para deixar tudo ainda mais divertido em suas explorações, as crianças formaram duplas e entrevistaram os colaboradores da Casa Escola para saber sobre os pets que cada um possui. Esses dados vão compor um gráfico coletivo. Para finalizar, a turma vai produzir um panfleto sobre os Direitos dos Animais de Estimação que será exposto no mural da escola.

← Voltar