Menu

Notícias

Qual a importância das vacinas?

Data: 29 de março de 2021

Os alunos do 5º ano da tarde estão desenvolvendo uma relevante pesquisa sobre a importância das vacinas para a sociedade. Assim que o ano letivo começou, a professora Ysabele Barra percebeu a necessidade de se estudar o tema, que tem sido destaque nos noticiários de todo o mundo e, consequentemente, faz parte dos assuntos conversados em sala de aula pelos alunos.

Dado o espaço para discussão e pesquisa, os alunos puderam entender e reconhecer a relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência brasileira e compreender fatos da nossa história acerca das doenças que devastaram populações. Além disso, estudaram como as doenças modificaram a sociedade, como ocorreu durante a Revolta da Vacina em 1904 no Brasil. Com a ajuda do curioso e divertido livro, Ludi na Revolta da Vacina, de Luciana Sandroni, foi possível pesquisar e unir a literatura a fatos históricos, tendo como foco a rebelião da população do Rio de Janeiro ocasionada pela obrigatoriedade de se tomar a vacina anti-varíola. Assim ficou bem claro para as crianças como a realidade pandêmica é bem dramática para qualquer época, mais ainda quando a ciência não era tão desenvolvida como nos dias atuais.

Sem-Título-5-300x176 Qual a importância das vacinas?

Como produto avaliativo, os jovens estudantes do 5º ano estão desenvolvendo mapas mentais pelo Jamboard do Google, uma linha do tempo com uso do Padlet, representando as doenças que afetaram a humanidade, e produzindo uma Carta Aberta à Governadora do Estado com uso do Docs do Google Drive, apresentando argumentos que envolvem a importância e a urgência da vacinação contra o Covid-19.

← Voltar