Notícias
Uma conversa sobre perdas
Data: 16 de abril de 2021
Será que os animais de estimação vivem para sempre? Com essa pergunta inicial, os alunos do G4 e G5 – que pesquisam sobre pets – abriram um espaço de conversa e troca de experiências sobre perda. O diálogo teve a mediação da psicóloga da tarde, Juliana, que, de maneira leve, abordou o tema do luto com as crianças.
A temática foi abordada também através de uma animação inspirada na história de uma criança que perde seu passarinho.
Após assistirem ao vídeo bastante atentos, os alunos compartilharam suas vivências de adoecimento e de perdas pelas quais já passaram com seus animais, como, por exemplo, o Lucca que relatou que perdeu seu cachorro.
Elas também conversaram sobre o que entendiam a respeito da morte e o que é possível fazer depois de uma perda, como procurar alguém especial para falar do animal e das lembranças, ver fotos e vídeos para manter a memória.
Apesar da delicadeza do tema, a conversa transcorreu de forma natural, sempre com a percepção de que a morte é um processo da vida. A discussão serviu também para ampliar a compreensão das crianças sobre o assunto, diante do cenário atual de pandemia, onde muitas famílias têm perdido pessoas próximas.
← Voltar