Menu

Notícias

Uma aventura de conhecimentos com os super-heróis

Data: 7 de junho de 2021

Os super-heróis, sem dúvida alguma, estão entre os personagens que mais envolvem as crianças no mundo da fantasia. Mas, além das histórias de superação e salvamentos nos filmes, o que mais sabemos deles? Como nasceram? Existem super-heróis na ‘vida real’? Essas foram algumas das questões levantadas pela turminha do G4 e G5 que realizaram uma pesquisa passeando em diversas áreas do conhecimento.

Sim, os super-heróis também têm uma história a partir do seu nascimento, uma origem, que colaborou para formar a identidade deles. Por exemplo: as crianças descobriram que o Super-Homem nasceu no planeta Krypton – local de origem de outros supers também – como a Supergirl, e a super-heroína Poderosa.

super-herois-e1625065002775-300x176 Uma aventura de conhecimentos com os super-heróis

Poder feminino

A propósito, a bravura e a coragem também fazem parte do universo feminino. A mulher tem o seu lugar nesse universo de super-heróis. Mesmo assim, durante a pesquisa, alunos e pais (que participaram ativamente do projeto) observaram uma dificuldade em encontrar informações ou mesmo fantasias de super-heroínas.

Nesse cenário, a Mulher Maravilha teve um grande papel de representatividade feminina para a turma. Além de ‘vestir a farda’ da super-heroína, as crianças produziram em tela, com aquarela e massinha, esta personagem guerreira.

Poderes e ciência

A turma também questionou sobre as transformações que muitos dos super-heróis sofrem para conseguir os poderes. No Laboratório de Experiências, com o professor Arthur, a garotada viu que na natureza as transformações são muito comuns, tanto físicas, ao mudar de forma, quanto químicas, produzindo materiais diferentes a partir de certas combinações. Na prática, exploraram muito a transformação física da água, e como pode variar entre sólido, líquido e gasoso.

Super estilistas

Esses superpoderes precisam de roupas adequadas para acompanhar os heróis, não é mesmo? Inspiradas no filme “Os Incríveis”, em que a personagem Edna Moda desenha o uniforme personalizado da família protagonista, as crianças criaram sugestões de roupas para o caçula Zezé adaptando-as para os muitos poderes do pequeno. Quanta criatividade!

Modo herói

Os nossos pequenos valentes também se exercitaram ao modo dos principais personagens. Vestidos a caráter e aos comandos do professor de Educação Física Rodriggo, a turma reproduziu os principais movimentos de cada super-herói, enquanto fazia uma corrida sem sair do lugar. “Hulk”, gritava o professor e as crianças saltavam com força pondo a mão no chão; “Superman”, e elas se deitavam com pose de voadores; “Homem-aranha”, dizia o professor, e as mãozinhas simulavam o movimento de soltar teias. Herói que é herói corre sem cansar, hein. Foi assim com os nossos pequenos enquanto estudavam, criavam e se divertiam.

← Voltar