Menu

Notícias

Tempos de readaptação

Data: 27 de agosto de 2021

Estamos todos nos readaptando! O balanço do retorno às aulas do segundo semestre nos trouxe uma série de reflexões e readaptações no decorrer desse último mês. Nosso segundo semestre iniciou e, com ele, vieram novos desafios. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, muitas famílias têm sentido segurança para enviar seus filhos e filhas às aulas presenciais. Há mais de um ano na modalidade do ensino remoto ou até sem aulas, tem sido necessária uma espécie de readaptação para acolher a chegada dos antigos e de novos alunos.

Tem sido uma preparação de ‘volta às aulas’ diferente da de outros anos. Muitas crianças ficaram isoladas por muito tempo, e o único local de socialização extra núcleo familiar é a escola. Neste cenário tão cheio de mudanças, aqui na Casa Escola nos mantemos sempre atentos, com uma preparação da equipe pedagógica, que precisa se atualizar constantemente. Afinal, esse retorno do remoto ao presencial acontece tanto para as crianças, como também para a equipe pedagógica.

78fa6922-7d26-411f-84bc-206da601f12b-300x225 Tempos de readaptação

Levamos em consideração as particularidades de cada aluno e sua família. Desta forma, dispomos de uma recepção de acolhimento, usando o recurso do diálogo particular com cada família, a fim de conhecer e reconhecer as mudanças da rotina da criança. Como foi este período de distanciamento para a família e a criança? Que novos significados a criança atribui aos estudos, à concentração, à autoridade e aos relacionamentos. Ninguém retornou do distanciamento social exatamente como era.

Assim, para conhecer melhor cada criança, foram articuladas situações de aprendizagens lúdicas, de modo que os pequenos, e os grandes também, pudessem explorar mais os espaços externos da escola e os colegas em situação de jogo e atividades divertidas. Desse modo, proporcionando momentos de interação e fortalecimento de vínculos entre os colegas, professores e o ambiente escolar.

← Voltar