Menu

Notícias

Você conhece os tesouros do Egito?

Data: 3 de setembro de 2021

A turma do 1º ano vespertino tem estudado sobre os tesouros do Egito. A história do hieróglifo e a evolução do papel foram os primeiros assuntos abordados em vídeos e pesquisas trabalhados em aula pela professora Gisele Dionísio. Durante as investigações, os alunos se aprofundaram nas informações a respeito do papiro, planta utilizada pelos egípcios para a produção de uma superfície para registro escrito e, daí, vejam só que coincidência, os alunos descobriram que no viveiro da escola há uma espécie de papiro no laguinho dos peixes. E foram lá conferir de perto.

6eb59287-f863-4b1a-a9bc-ca6c14b971e6-300x225 Você conhece os tesouros do Egito?

No Egito, a fibra do papiro era utilizada para confecção não só de papéis mas também de sandálias, cestos, cordas etc. Curioso não é?! Os estudantes embarcaram na aventura de confeccionar artesanalmente papiros com papel higiênico. Com o auxílio da professora, eles pintaram as folhas com café, cortaram em tiras e colaram tira por tira, para que ficassem com a aparência amarelada dos documentos antigos no papiro.

b5ce89a4-6200-4055-8d52-6cd6bfbe7efa-300x225 Você conhece os tesouros do Egito?

Com a produção de seus próprios “papiros”, os alunos puderam entender na prática o processo da produção artesanal. E foram além: também refletiram sobre como a industrialização da fabricação do papel promove tanto benefícios quanto malefícios à sociedade assim como ao impacto ambiental. Com isso, entenderam ainda mais a importância do consumo consciente e a real necessidade da promoção da reciclagem do papel.

← Voltar