Menu

Notícias

Chegamos aos 38!

Data: 1 de dezembro de 2021

Chegamos ao último mês do ano em clima de comemoração. Em 2021 atingimos os 38 anos! A Casa Escola nasceu em 1983, fruto do sonho de se criar uma escola diferente de todas as outras, em que fosse possível aprender com alegria e envolvimento, onde cada aluno pudesse descobrir o mundo com interesse, autonomia e criatividade.

Nem todos sabem, mas Priscila Griner, a diretora, não estava na Casa Escola desde o seu princípio. De início chegou como mãe de sua filha Almog (3 anos) em 1988, e, pouco depois, tornou-se sócia, envolvendo-se com o cotidiano escolar e assumindo o compromisso de manter e aprimorar as práticas pedagógicas transformadoras. Desde 2004, Almog tornou-se parceira na gestão da escola.

Preocupada acima de tudo com o bem-estar da criança e do adolescente, a Casa Escola se mostra um lugar de acolhimento, inclusão, respeito e ética, o que faz parte do cotidiano de todos que frequentam a instituição – alunos, famílias e equipe. Uma comunidade realmente solidária.

Em uma escola em que se dialoga com pais e alunos, é possível compreender melhor onde começa o direito de um e acaba o do outro. Nesse sentido, nossos estudantes se tornam pessoas mais sensíveis às diversidades. Todos crescem e evoluem neste ambiente de acolhimento e envolvimento.

Cabe mencionar que somos uma instituição que é referência no Brasil, com o trabalho pautado na pedagogia de projetos, em que as aprendizagens são ampliadas para além de currículos engessados e reduzidos à concepção dos concursos e preparações para o ENEM. Aqui o ensino ultrapassa fronteiras, incentivando a formação de sujeitos emancipados para aprender e autorizados a conhecer a fundo o que lhes interessa.

2c38b9ff-5349-437f-84f2-4cdd09095345-300x200 Chegamos aos 38!

Nosso olhar para o aluno não é regido pela disciplina, mas sim pela formação de vínculos afetivos e pelo respeito mútuo. Portanto, compreendemos, desde sempre, que a afetividade faz parte do ato de aprender. Com isso, ajudamos os pais a serem mais tolerantes com seus próprios filhos, entender que os erros são tentativas de acerto e que o surgimento do desejo de aprender perpassa, a princípio, pelo olhar amoroso dos adultos.

Há muito o que se comemorar nesses 38 anos passados! Mesmo assim, a Casa Escola sempre foi a escola do futuro. Com uma perspectiva visionária e sensível às mudanças sociais, a Casa Escola é composta por uma grande rede, formada por uma equipe engajada e comprometida. Esta rede formadora se completa com profissionais, alunos e suas famílias, junto com gente que busca a transformação em função de um mundo melhor.

Parabéns, Casa Escola! E a quem nos ajudou e ajuda a construir essa história.

← Voltar