Menu

Notícias

Papangus

Data: 15 de fevereiro de 2022

E já que fevereiro é o mês do carnaval, as turmas do Grupo 5 e 1º ano vespertino estão confeccionando máscaras e estudando sobre os papangus, figuras que povoam o imaginário popular nessa época. Os alunos embarcaram em uma viagem pela literatura infantil e nas fantasias dos personagens, típicos das folias de rua.

A professora Gisele Dionísio propôs a leitura da obra O Grúfalo, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, que conta a história de um animal que gostava de assustar os animais da floresta. No entanto, um ratinho esperto começa a assumir esse papel de assustador e surpreende a todos.

Assim, a pesquisa explora com as crianças a questão dos medos e o que cada um sente em relação aos monstros. Partindo desses estudos, os alunos chegaram aos papangus e, além de produzirem suas máscaras para aproveitar a folia, também fizeram a releitura da pintura “Carnaval de Olinda”, de Rosângela Borges.

O medo inicial das crianças se transformou em curiosidade e deu espaço para conversa. Com tintas e pincéis eles construíram seus próprios monstros e fizeram da fantasia a superação dos seus próprios medos. Afinal, agora eles já entenderam que os papangus, criados inicialmente para assustar o povo nas ruas, são motivo de diversão e muita alegria.

Captura-de-Tela-2022-02-25-às-14.18.43-225x300 Papangus

← Voltar