Menu

Notícias

Atividade sobre o SUS

Data: 24 de março de 2022

A professora Rafaella, do 4º ano da tarde, vem trabalhando com a turma a importância do Sistema Único de Saúde. Os alunos ficaram surpresos em saber que não existe serviço parecido em alguns países e puderam entender o quanto a sua existência é relevante para a população.

 

A turma foi quem propôs essa temática e encheu de orgulho a professora. “Hoje, praticamente todos da sala estão vacinados com as duas doses contra o Covid-19. Diante do contexto pandêmico, sabemos que esse estudo é como uma semente que está sendo plantada nos alunos, que refletirá na formação de cidadãos mais conscientes e sensíveis ao outro”, comemora Rafaella. 

 

Enzo, 9 anos, aluno da turma, trouxe uma reflexão importante durante os estudos: “não tem dinheiro que compre a vida de uma pessoa! É muito errado que muitos países não tenham algo como o SUS. As pessoas morrem por não ter assistência médica e nem dinheiro para comprar remédios ou vacinas. Por isso, fico muito feliz por termos o SUS aqui no Brasil”.

 

Os estudantes também elaboraram um quadro comparando as vacinas disponibilizadas pelos SUS e as comercializadas na rede privada de saúde. Viram que todas são garantidas pela Anvisa. E, como parte da pesquisa, assistiram a um vídeo que circulou neste mês nas redes sociais em todo o mundo, onde uma mãe dos Estados Unidos emocionou a todos com uma fala sobre a dificuldade de conseguir insulina para seu filho e a falta de dinheiro para arcar com esse tratamento. 

 

Nossos alunos aprenderam, sobretudo, que, aqui no Brasil, o SUS possibilita um tratamento adequado a muitas pessoas e tem salvado muitas vidas.

WhatsApp-Image-2022-03-24-at-16.59.05-300x282 Atividade sobre o SUS

← Voltar