Menu

Notícias

Como pode um peixe vivo viver fora d’água fria?

Data: 22 de abril de 2022

Eles podem ser de água doce ou salgada, ter tamanhos e cores diferentes, ser criados em aquário ou mesmo fazer parte do nosso cardápio. Sim, são eles: os peixes. Esses animais despertaram a atenção dos nossos pequenos aventureiros do G1 e G2 da manhã, que desde o início das aulas se entusiasmaram com o ambiente do nosso Viveiro.

 

Atenta à curiosidade das crianças, a professora Danielle Cordeiro tem envolvido a turma neste ambiente de estudo aquático. Em conversa prévia, a Olívia já sabia que “o peixe tem barbatanas” e o esperto Gabriel percebeu que eles “vão nadando”. E olha que curioso: para a Luiza, os peixinhos comem bolinhas. Será mesmo?

 

Para entender onde os peixes habitam, o grupo de estudantes realizou uma experiência colocando sal na água. Provaram e descobriram ainda que, além da diferença de sabor das águas, os peixes de água doce (que é sem gosto!), parecem ser menores, como a tilápia e o peixe pintado, comparados aos peixes do mar como, dourado-do-mar, linguado e o tubarão. Sabemos que isso nem sempre é assim, mas a hipótese das crianças, para nós, continua valendo. 

 

Para entender as características físicas dos animais, as crianças se deitaram sob uma folha de papel madeira e desenharam a própria silhueta para comparar com a imagem de um peixe. Com base nos desenhos, elas verificaram o que tinha no corpo delas e no do peixe, nomeando cada parte. O tema não só ajuda a compreender a natureza das coisas como enriquece o acervo literário das crianças com um rol de histórias que lhes são contadas diariamente. 

 

Parece que a turminha está expert no ecossistema aquático. Quais serão as outras descobertas que virão por aí?

WhatsApp-Image-2022-04-22-at-08.09.10-225x300 Como pode um peixe vivo viver fora d'água fria?

← Voltar