Menu

Notícias

Leitura Diletante: você sabe o que é?

Data: 22 de abril de 2022

Para nossa professora Ysabele, estimular o gosto pela leitura é um exercício diário. Ela tem aplicado o conceito de leitura diletante com seus alunos e inspirado outras professoras a entrar, junto aos estudantes, nesse universo encantador da literatura. 

 

O estímulo de adultos (pais, familiares e professores) na formação de um futuro leitor é primordial e a leitura deleite é um caminho para isso. Justamente porque proporciona o contato das crianças com diferentes tipos de textos, favorecendo a ampliação do seu conhecimento de mundo.

 

De acordo com a professora, “a leitura deleite tem a função especial de promover a aproximação do ouvinte ou leitor com o rico acervo da literatura. Seu uso constante na sala de aula nos auxilia no processo de construção e formação de leitores que terão mais facilidade de compreender o mundo em suas diversidades”, defende Ysabele. 

 

Em sala de aula, a educadora costuma fazer uma seleção de obras que interajam com algum assunto sensível à turma, que tragam uma reflexão atual e necessária. “Em um momento de pré-leitura, apresento o autor ou autora e, logo em seguida, a capa e o título. É nesse momento que os alunos levantam hipóteses sobre a história que será lida, o que já é instigante”, esclarece.

 

A contação é sempre ensaiada previamente e as emoções transmitidas levam a turma a uma viagem ao mundo vivenciado pelos personagens. “Os alunos se identificam com as situações, se emocionam, tomam partido e formam opinião” explica Ysabele. 

Já no momento pós-leitura, a turma analisa as hipóteses levantadas na pré-leitura para conferir o que aconteceu e o que não estava no texto. A leitura deleite é, portanto, o ato de ler pelo prazer que proporciona. E tem feito sucesso entre os nossos alunos!

WhatsApp-Image-2022-04-22-at-10.27.00-300x225 Leitura Diletante: você sabe o que é?

 

← Voltar