Menu

Notícias

Você sabe quem foram os primeiros habitantes do RN?

Data: 4 de maio de 2022

Para dar início às pesquisas sobre o Rio Grande do Norte, os alunos do 4° ano da manhã, junto com a professora Verônica, conversaram a respeito dos primeiros povos que habitavam o Estado, foi aí que chegaram até as tribos indígenas.

 

Os estudantes foram pesquisar sobre o tema através de leituras, vídeos e registros de imagens. A partir da provocação, a turma demonstrou curiosidade em saber ainda mais sobre esse grupo humano tão importante para nossa história e, ao longo das experiências, traziam suas opiniões de forma mais organizada.

 

E para falar sobre os costumes, ritos, culinária e as vivências originárias dos indígenas, nada como uma conversa entre a turma e o Pajé Uaracy da tribo Catu, localizada no município de Canguaretama/RN. O encontro aconteceu na quadra da escola e, para aguçar mais ainda a curiosidade,  o Pajé mostrou alguns objetos artesanais típicos de sua cultura.

 

As crianças entraram no clima das danças e rituais indígenas junto ao Pajé e tiveram a oportunidade de atribuir um significado de mais relevância para a cultura que lhes é diferente. E o aluno Miguel, 9 anos, fechou com essa: “é importante estudar a cultura indígena para podermos conhecer mais sobre os nossos antepassados, sobre nossas origens e história”.

 

WhatsApp-Image-2022-05-04-at-11.55.13-300x180 Você sabe quem foram os primeiros habitantes do RN?

← Voltar