Notícias e novidades

Especialistas alertam sobre uso de celular na escola: vilão ou aliado?

Celular na escola: vilão ou aliado?

Casa Escola promove debates com os alunos no intuito de reforçar regras para o uso do celular na escola

Levar ou não levar o celular para a escola? Esta é uma dúvida de muitos pais que já disponibilizam o aparelho eletrônico para os filhos desde a infância. De fato, os smartphones são uma ferramenta indispensável para comunicação, mas os especialistas alertam: seu uso na sala de aula – como em casa também – deve ser controlado e orientado por adultos, para que haja maior aproveitamento de seus benefícios. E o desafio das escolas é utilizar o celular como aliado da aprendizagem.

De acordo com a pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação), mais de 90% das escolas do país proíbem o uso de celular na sala de aula. Em contraponto, segundo pesquisa mais recente da TIC Kids Online Brasil, cerca de 86% das crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuárias de internet no Brasil, o que corresponde a cerca de 24,3 milhões. E, para 93% delas, a internet é mais usada por meio de telefone.

A tecnologia e a conexão com a internet são mais fáceis para esse público. No entanto, o uso aleatório do aparelho em sala atrapalha a concentração e o andamento da aula, principalmente quando não atrelado ao planejamento do professor e pior, podendo até provocar o isolamento social, alerta o coordenador pedagógico do Instituto Educacional Casa Escola, Jorge Raminelli. “Na verdade, seria muito mais fácil proibir, mas a gente acredita muito no processo de construção e, com ele, os alunos e os profissionais vão adquirindo maturidade e aperfeiçoamentos metodológicos que incluem as tecnologias às práticas de ensino”, ressalta o coordenador.

Na Casa Escola, a orientação é que os alunos até o 5º não levem os aparelhos, devido à pouca maturidade para controle do uso. Já os estudantes do Ensino Fundamental II têm o uso regrado. “Nós levamos o tema para discussão na Assembleia com os alunos, que acontece regularmente. E, após a discussão, os próprios alunos estabeleceram as regras, com a mediação e acompanhamento dos professores”, explica.

Em contrapartida, a equipe pedagógica lança mão do recurso do smartphone para realizar determinadas atividades em sala. Como a tarefa de inglês, em que os estudantes do 7º ano criariam um perfil em uma rede social, usando a língua inglesa, e só conversariam por aquele canal também em inglês. O equipamento também é utilizado como meio de pesquisa em sala para responder às próprias perguntas dos alunos sobre assuntos variados. E, nas Planilhas de Estudo, que servem para organizar a rotina escolar, há indicações de sites (orientados anteriormente pelo professor) para pesquisas.

Estabelecer limites

Algumas das orientações do coordenador aos pais: estabelecer limites claros e fazê-los acontecer; usar o diálogo como meio de entendimento sem precisar dispensar as regras; estabelecer uma rotina conjunta para as atividades diárias com ou sem o uso do celular; saber o que o adolescente acessa também é importante. “Conjuntamente, é fundamental conversar sobre o que deve ser prioridade seja para os estudos ou, até mesmo, para a vida deles hoje, sempre ponderando o equilíbrio entre estar online, se dedicar aos estudos e ao convívio real com os amigos”, reforça Raminelli.

Uso de celular na escola

Fonte: Tribuna do Norte

Comentários:

Notícias Recentes

Como as aulas-passeio enriquecem o aprendizado na Casa Escola

Aprendizado é vivência, e as aulas-passeio da Casa Escola são uma extensão fundamental da nossa abordagem educativa. Planejadas com cuidado pela equipe pedagógica, em parceria...

Multicultural Week: o que aprendemos com a Cultura Retrô

Olhar para o passado e aprender com ele não é um exercício exclusivo das aulas de História. E aqui na Casa Escola, nós acreditamos que...

Entrevista com o cacique Luiz Katu: a luta e a história do povo Potiguara-Katu

Atribuir maior significado ao que se estuda e transformar cada conteúdo em uma oportunidade prática de vivência são os objetivos das aulas-passeio da Casa Escola....

33ª Exposição Pedagógica da Casa Escola inspira conexões e saberes ancestrais

A coletividade sempre foi o alicerce de tudo que realizamos na Casa Escola, e a 33ª edição da nossa Exposição Pedagógica levou esse princípio a...

A educação empoderadora do Projeto “Meu corpo, Meu Corpinho”

Você certamente já ouviu um provérbio africano que diz que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” e, aqui na Casa Escola, esta...

Educação antirracista: como praticamos o Letramento Racial na Casa Escola

Em um dos seus tantos trabalhos inspiradores, a professora e filósofa Angela Davis afirmou que “numa sociedade racista, não basta não ser racista; é necessário...

Como transformamos curiosidade em aprendizado e cuidado com o corpo

“O que causa a sovaqueira?” “Por que a gente sua tanto?” “Como surgem as espinhas?” Estas poderiam ser apenas algumas das tantas perguntas inusitadas com...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?