Notícias e novidades

Desenho, colagem, pintura e brincadeira popular!

Se o tema é Semana de Arte Moderna, todas as homenagens vão para a arte brasileira! Por isso, Candido Portinari não poderia ficar de fora! As turmas do G3 e G4, fizeram releituras de duas obras importantes do acervo do artista. Uma delas é a Pula Carniça, em que o autor retrata uma brincadeira conhecida por ‘carniça’, onde as crianças pulam uma por cima das outras como se fossem obstáculos.

 

E claro que os alunos do G3 experimentaram e se divertiram muito com a dinâmica. Na fase da infância em que estão, o brincar é explorado nas mais variadas formas e, por aqui, usamos muito o brincar. Partindo disso, a professora Thaís escolheu esse quadro específico para poder também trabalhar a brincadeira popular em sala de aula.

 

Os estudos começaram com o intuito de entender quem foi Portinari e a importância de suas obras para o mundo da arte. Em seguida, os alunos do G3 colocaram a mão na massa, e utilizaram uma técnica de pintura com texturas, a partir de um papelão ondulado. “As crianças usaram essa textura para representar as ondas originais, presentes na obra escolhida. Reproduziram as crianças pulando a partir de seus próprios desenhos. Por fim, realizamos, juntos, a colagem na releitura”, conta a professora.

 

Os dois grupos iniciaram com o mesmo artista, mas, com técnicas de releitura diferentes, apresentaram quadros que despertaram o elogio e o brilho nos olhos dos visitantes do Vernissage. Em relação ao G4, a obra realizada foi Denise a Cavalo, uma peça muito colorida que lembra a infância e os animais. 

 

A professora Thaís explica como foi o processo: “Utilizamos recortes de cartolina guache e, em seguida, realizamos colagem em papel canson. Com uma pintura à base de água, as crianças transferiram a cor da cartolina guache para o papel da releitura. Junto a isso, usaram sua desenvoltura para o desenho e deram vida à criança e ao cavalo, presentes na obra”, conclui.

 

Comentários:

Notícias Recentes

Como as aulas-passeio enriquecem o aprendizado na Casa Escola

Aprendizado é vivência, e as aulas-passeio da Casa Escola são uma extensão fundamental da nossa abordagem educativa. Planejadas com cuidado pela equipe pedagógica, em parceria...

Multicultural Week: o que aprendemos com a Cultura Retrô

Olhar para o passado e aprender com ele não é um exercício exclusivo das aulas de História. E aqui na Casa Escola, nós acreditamos que...

Entrevista com o cacique Luiz Katu: a luta e a história do povo Potiguara-Katu

Atribuir maior significado ao que se estuda e transformar cada conteúdo em uma oportunidade prática de vivência são os objetivos das aulas-passeio da Casa Escola....

33ª Exposição Pedagógica da Casa Escola inspira conexões e saberes ancestrais

A coletividade sempre foi o alicerce de tudo que realizamos na Casa Escola, e a 33ª edição da nossa Exposição Pedagógica levou esse princípio a...

A educação empoderadora do Projeto “Meu corpo, Meu Corpinho”

Você certamente já ouviu um provérbio africano que diz que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” e, aqui na Casa Escola, esta...

Educação antirracista: como praticamos o Letramento Racial na Casa Escola

Em um dos seus tantos trabalhos inspiradores, a professora e filósofa Angela Davis afirmou que “numa sociedade racista, não basta não ser racista; é necessário...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?