O recesso escolar é um período aguardado ansiosamente pelas crianças e adolescentes – e uma pausa necessária para recarregar as energias. Mas se por um lado representa uma oportunidade de ouro para reforçar os laços em família e criar memórias inesquecíveis, por outro, sabemos como pode ser desafiador conciliar a rotina e, ao mesmo tempo, proporcionar atividades lúdicas e divertidas fora das telas.
Por isso, esta edição do “Por Dentro da Casa” é mais do que especial; porque não será na nossa, mas na sua. Pedimos licença para entrar na sua casa e ajudar você a tornar esse momento ainda mais significativo. Afinal, como transformar as férias em tempo de qualidade para aproveitar em família? E mais: como conseguir isso sem precisar de grandes invenções ou programas mirabolantes?
A chave está no planejamento, na escuta ativa e na integração dos filhos na programação. Ao usufruir dos espaços ao ar livre da cidade, realizar viagens a lugares próximos, participar de eventos culturais, recreativos ou, simplesmente, integrar as crianças e adolescentes nas tarefas domésticas, é possível fazer deste recesso – como dizemos aqui na Casa Escola – um período repleto de aprendizados em todos os detalhes da vida.
“Existem diversas maneiras de curtir as férias, e todas elas podem ser igualmente prazerosas para cada membro da família. O segredo é engajar-se ativamente e buscar diversão de formas diferentes, seja adulto ou criança. Até mesmo a organização da casa, dos espaços comuns, pode ser uma oportunidade para fortalecer os laços e promover senso de responsabilidade compartilhada”, destaca a nossa diretora Priscila Griner.
Para ela, uma dica valiosa é buscar exercícios que estimulem a imaginação. “Além dos jogos de tabuleiro, que já fazem o maior sucesso, as manualidades são muito importantes. Proponha práticas como desenho, pintura, modelagem ou a criação de pequenos projetos artesanais. Elas não só entretêm e exercitam a criatividade, como também ajudam a desenvolver habilidades motoras e o pensamento estratégico”.
Mas férias completas precisam incluir atividades ao ar livre, em conexão com a natureza, como praia, parque, praça ou, por que não, o jardim de casa. “Quem sabe até se reunir com outras famílias e fazer uma trilha, um piquenique. E nem precisa sair de casa. Às vezes um piquenique no quintal pode ser tão divertido quanto. O importante é envolver as crianças, do preparo dos alimentos à organização do espaço”, enfatiza Priscila.
Para quem já está com saudade dos colegas de turma, a dica da nossa diretora é utilizar o recesso para fazer outros programas juntos. “Planejar acampamentos em áreas próximas ou mesmo no condomínio, se permitido, pode ser uma experiência incrível. Montar uma barraca com colchas, realizar brincadeiras ao ar livre e estimular o faz de conta são opções que certamente vão estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos”.
E quando a tela for a opção mais viável no momento, existem formas de enriquecer a experiência. “A tela não tem que ser excluída. Em vez disso, a possibilidade de escolher juntos o que assistir, comentar sobre as cenas, debater os temas abordados e trocar opiniões cria um ambiente propício à reflexão, ao diálogo e ao compartilhamento de emoções e percepções”, conclui Priscila.
Então, é isso! Com um pouco de planejamento e uma boa dose de ludicidade, podemos transformar momentos simples em memórias afetivas que duram a vida toda. Aproveite este tempo para estar presente, mais do que fisicamente, e tenha em mente que a qualidade do tempo que passamos juntos é o que realmente importa. E no dia 15, esperamos vocês de volta, com a Casa arrumada e o coração transbordando saudade!