Notícias e novidades

33ª Exposição Pedagógica da Casa Escola inspira conexões e saberes ancestrais

A coletividade sempre foi o alicerce de tudo que realizamos na Casa Escola, e a 33ª edição da nossa Exposição Pedagógica levou esse princípio a um novo nível, revelando o poder transformador da união e do trabalho em equipe. Guiados pelo Ubuntu, alunos, equipe pedagógica e famílias mergulharam nos saberes desta filosofia africana que ressalta a  interdependência entre todos os seres.

O conceito “Ubuntu – Eu Sou Porque Tu És”, profundamente conectado à nossa proposta pedagógica e tema da escola em 2024, gerou projetos inspiradores de resgate dos saberes ancestrais, além de reflexões para o mundo atual. E esta interligação entre passado, presente e futuro é, segundo a nossa diretora Priscila Griner, essencial para entendermos o nosso papel no mundo e como podemos contribuir para um amanhã melhor.

“Nossos alunos exploraram uma variedade de temas. Projetos como ‘Mãos na Terra’, ‘Brincar sem Barreiras’ e ‘Conexões Ancestrais’ discutiram a relação com a natureza, inclusão e ancestralidade. Desde a sutil e vital função das abelhas até a complexa crise dos refugiados, as apresentações e oficinas destacaram a importância da empatia, da responsabilidade coletiva e da compreensão histórica na construção de uma sociedade mais justa e sustentável”.

Este é o evento mais emblemático da Casa Escola e representa a culminância de um trabalho colaborativo e multidisciplinar desenvolvido ao longo do ano. Os projetos abordam diversas perspectivas sociais, culturais e ambientais, refletindo a metodologia construtivista que guia nossa prática educativa. Além disso, desde a escolha dos temas até a apresentação final, os alunos são protagonistas de seus processos de aprendizagem.

Cada etapa da Exposição Pedagógica foi cuidadosamente planejada para refletir o perfil das turmas e as curiosidades que surgiram ao longo do ano. A coordenadora da Educação Infantil do matutino, Kalyne Dantas, exaltou a profundidade dos projetos trabalhados com as crianças. Segundo ela, os temas escolhidos foram essenciais para o desenvolvimento dos alunos, alinhados com a proposta pedagógica da escola.

“A temática das famílias, o letramento racial e a conexão com a natureza foram centrais nas nossas atividades. As crianças puderam vivenciar diversas experiências e, assim, compreenderam a importância do respeito ao outro e à coletividade, sempre ancoradas pela filosofia Ubuntu”, afirmou Kalyne. A abordagem proporcionou às crianças uma visão mais ampla de mundo, necessária na formação de valores fundamentais desde cedo.

Enquanto isso, a coordenadora da Educação Infantil e Fundamental 1 no vespertino, Rafaella Moura, ressaltou o impacto positivo do evento na relação entre escola, alunos e famílias. Para ela, a Exposição foi uma oportunidade de estreitar esses laços, proporcionando momentos de trocas e aprendizados conjuntos. Assim, as atividades planejadas cumpriram seu papel de envolver a comunidade escolar.

“As apresentações culturais emocionaram a todos, e as oficinas realizadas com as famílias foram um verdadeiro sucesso, reforçando ainda mais os vínculos entre a escola, os alunos e seus responsáveis. A Exposição foi um evento grandioso e profundamente colaborativo, cujos resultados encheram de orgulho tanto a equipe quanto as famílias”, disse Rafaella, enfatizando o sucesso da iniciativa.

Mariane Soares, coordenadora do Fundamental 1 no matutino, explicou que o trabalho com a filosofia Ubuntu conectou os alunos a temas relevantes e atuais. “As crianças exploraram assuntos como profissões, comunidades quilombolas e cidadania, aplicando a filosofia de forma prática e significativa. O aprendizado foi intenso, e o mais importante é que os projetos tiveram um impacto positivo nos alunos”, comemorou.

Por fim, no Fundamental 2, o coordenador Jorge Raminelli destacou o engajamento dos alunos na preparação de cada detalhe e o reconhecimento das famílias. “Os alunos estavam entusiasmados e dedicados em compartilhar o que haviam aprendido. E isto ficou evidente na estética dos trabalhos, muito elogiada pelas famílias”, concluiu.

Feirinha de Orgânicos da Casa Escola
Ubuntu não é apenas uma ideia, mas uma prática que acreditamos ser capaz de revolucionar a forma como nos conectamos e cuidamos do planeta. E a nova Feirinha de Orgânicos da Casa Escola tem tudo a ver com essa compreensão. Todas as segundas-feiras, das 11h às 14h, você pode adquirir legumes e hortaliças orgânicos fresquinhos diretamente da Comunidade Quilombola de Capoeiras.

Esta é uma excelente forma de promover uma alimentação saudável e de impacto social positivo para toda a nossa comunidade escolar. Venha conhecer e contribua!

Comentários:

Notícias Recentes

Entrevista com o cacique Luiz Katu: a luta e a história do povo Potiguara-Katu

Atribuir maior significado ao que se estuda e transformar cada conteúdo em uma oportunidade prática de vivência são os objetivos das aulas-passeio da Casa Escola....

33ª Exposição Pedagógica da Casa Escola inspira conexões e saberes ancestrais

A coletividade sempre foi o alicerce de tudo que realizamos na Casa Escola, e a 33ª edição da nossa Exposição Pedagógica levou esse princípio a...

A educação empoderadora do Projeto “Meu corpo, Meu Corpinho”

Você certamente já ouviu um provérbio africano que diz que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” e, aqui na Casa Escola, esta...

Educação antirracista: como praticamos o Letramento Racial na Casa Escola

Em um dos seus tantos trabalhos inspiradores, a professora e filósofa Angela Davis afirmou que “numa sociedade racista, não basta não ser racista; é necessário...

Como transformamos curiosidade em aprendizado e cuidado com o corpo

“O que causa a sovaqueira?” “Por que a gente sua tanto?” “Como surgem as espinhas?” Estas poderiam ser apenas algumas das tantas perguntas inusitadas com...

Aprender para ensinar: como foi a Semana Pedagógica da Casa Escola

O aperfeiçoamento constante e a busca por novos pontos de vista na área da Educação são essenciais para cumprir com a nossa missão de promover...

Como transformar as férias em tempo de qualidade para aproveitar com a família

O recesso escolar é um período aguardado ansiosamente pelas crianças e adolescentes – e uma pausa necessária para recarregar as energias. Mas se por um...

Festa junina da Casa Escola resgata vida e obra de Jackson do Pandeiro

Se a comadre Sebastiana, a Gabriela e o Tião conhecessem a Casa Escola, logo iriam perceber que, aqui, a educação vai muito além do A-E-I-O-U-Ypsilone....

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?