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Aprender para ensinar: como foi a Semana Pedagógica da Casa Escola

O aperfeiçoamento constante e a busca por novos pontos de vista na área da Educação são essenciais para cumprir com a nossa missão de promover aprendizado em cada detalhe da vida. Por isso, a Semana Pedagógica da Casa Escola, mais do que um momento de planejamento e preparação para o semestre, é a oportunidade de explorar e discutir temas relevantes e atuais, essenciais para acompanhar as demandas educacionais contemporâneas.

Com uma programação intensa de formações, dinâmicas, debates, oficinas e pesquisas, recebemos convidados especiais que compartilharam conhecimentos e estratégias para o ensino, fortalecendo o senso de comunidade e diversificando o repertório da nossa equipe pedagógica. Atitudes que, como bem resume a diretora Priscila Griner, fazem parte da essência da nossa escola.

“Nós temos o hábito de trazer formações externas com convidados de referência em suas áreas porque entendemos que novas perspectivas são essenciais para enriquecer nosso trabalho. Além disso, a diversidade de temas abordados, desde a valorização da nossa identidade cultural até o resgate de narrativas historicamente silenciadas, é fundamental para a construção de um ambiente educacional mais comunitário, desafiador e reflexivo”, explica.

Nesse sentido, a Semana Pedagógica da Casa Escola, bem como a participação dos professores em eventos como a Expoeduc e o Congresso Sesc de Educação 5.0, refletem o nosso compromisso – individual e coletivo – com o aprimoramento contínuo das nossas práticas educacionais. Tudo isso com o engajamento de toda a equipe pedagógica, que entende e valoriza a importância de crescer profissionalmente juntos.

“Essa é uma oportunidade na qual os professores se conectam coletivamente com a essência do ‘ser Casa Escola’ e se apropriam de temáticas pertinentes. Eles discutem sobre as diferentes formas significativas de oportunizar aprendizagens por meio de vivências e experiências, utilizando metodologias ativas e ateliês de aprendizagem”, destaca Kalyne Dantas, coordenadora da Educação Infantil.

Visão compartilhada por Jorge Raminelli, coordenador do Fundamental 2: “Na Casa Escola, acreditamos que o que se aprende deve estar disponível para todos. Divulgar o conhecimento, aquilo que sabemos e aprendemos é essencial. Quando propomos essa divulgação, a escola precisa estar preparada para isso, envolvendo a comunidade escolar, professores, estudantes, familiares e funcionários”, complementa.

De acordo com Rafaella Moura, coordenadora do Infantil e Fundamental 1 da tarde, “durante a Semana Pedagógica, os professores têm a oportunidade de compartilhar experiências, discutir desafios e buscar soluções coletivas. Além disso, é um período para o fortalecimento do trabalho em equipe e a construção de um ambiente colaborativo, que reflete diretamente no desenvolvimento dos alunos”.

Os temas foram escolhidos com base no perfil das turmas, visando desenvolver uma prática pedagógica que reconheça o aluno como um sujeito ativo na aprendizagem. Trabalhamos a filosofia Ubuntu, as relações étnico-raciais na educação, a História não contada de Natal e do Rio Grande do Norte, o papel da psicologia na aprendizagem, entre outros assuntos. Ao final, os professores também apresentaram os pré-projetos da Exposição Pedagógica.

“Foi um encontro bastante construtivo para nossa aproximação dos conceitos históricos vivenciados tanto em sala de aula quanto em nossas pesquisas. Jacques, historiador e condutor de um de nossos estudos, aprofundou-se nas narrativas do Rio Grande do Norte e debateu conosco sobre elementos e fontes históricas que fazem parte da construção do nosso estado e que estão no esquecimento”, relembra o professor Matheus Felipe.

Para a professora de História, Sabrina Pereira, é necessário que haja uma abordagem crítica na educação: “A reflexão sobre o que está ausente muitas vezes revela tanto quanto aquilo que está presente, evidenciando silêncios e omissões significativos. Essa perspectiva ressalta a importância de questionar e ampliar as narrativas históricas dominantes, buscando dar voz e visibilidade às experiências de grupos historicamente marginalizados”, diz.

Já Giovanna Tayane, professora de Biblioteca, diz que a maior riqueza da Semana Pedagógica foram as trocas interpessoais. “Tivemos momentos de muitas trocas e aprendizados. Tudo, desde a dinâmica da palavra positiva até a palestra sobre História, cultura e identidade, foi muito proveitoso. Conseguimos refletir sobre a importância da palavra amiga verdadeira como alicerce para as boas relações”, comenta.

A Semana Pedagógica na Casa Escola é, portanto, um período de intensa reflexão e produção de conhecimento que contribuem para o ensino a partir das nossas práticas pedagógicas. Assim, conseguimos promover uma educação de qualidade, inclusiva e contextualizada, que valorize o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Eles, afinal, são a nossa razão de existir e buscar sempre o melhor.

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