Se o tema é Semana de Arte Moderna, todas as homenagens vão para a arte brasileira! Por isso, Candido Portinari não poderia ficar de fora! As turmas do G3 e G4, fizeram releituras de duas obras importantes do acervo do artista. Uma delas é a Pula Carniça, em que o autor retrata uma brincadeira conhecida por ‘carniça’, onde as crianças pulam uma por cima das outras como se fossem obstáculos.
E claro que os alunos do G3 experimentaram e se divertiram muito com a dinâmica. Na fase da infância em que estão, o brincar é explorado nas mais variadas formas e, por aqui, usamos muito o brincar. Partindo disso, a professora Thaís escolheu esse quadro específico para poder também trabalhar a brincadeira popular em sala de aula.
Os estudos começaram com o intuito de entender quem foi Portinari e a importância de suas obras para o mundo da arte. Em seguida, os alunos do G3 colocaram a mão na massa, e utilizaram uma técnica de pintura com texturas, a partir de um papelão ondulado. “As crianças usaram essa textura para representar as ondas originais, presentes na obra escolhida. Reproduziram as crianças pulando a partir de seus próprios desenhos. Por fim, realizamos, juntos, a colagem na releitura”, conta a professora.
Os dois grupos iniciaram com o mesmo artista, mas, com técnicas de releitura diferentes, apresentaram quadros que despertaram o elogio e o brilho nos olhos dos visitantes do Vernissage. Em relação ao G4, a obra realizada foi Denise a Cavalo, uma peça muito colorida que lembra a infância e os animais.
A professora Thaís explica como foi o processo: “Utilizamos recortes de cartolina guache e, em seguida, realizamos colagem em papel canson. Com uma pintura à base de água, as crianças transferiram a cor da cartolina guache para o papel da releitura. Junto a isso, usaram sua desenvoltura para o desenho e deram vida à criança e ao cavalo, presentes na obra”, conclui.