Diante da preocupação com os impactos das tecnologias em nossos jovens e crianças, no início do mês de junho, toda a comunidade escolar foi convidada para bater um papo com nossa diretora, Priscila Griner e a psicóloga Débora Sampaio por meio do canal do youtube da escola, em mais um Dialogando com os Pais – desta vez online e em forma de Live.
Com o tema “Impactos da tecnologia na infância e adolescência”, Débora contribuiu com o seu ponto de vista profissional sobre o assunto e nos mostrou alguns efeitos do uso excessivo de eletrônicos no público infanto-juvenil, o que é bem preocupante.
Segundo a psicóloga, principalmente na primeira infância, ou seja, nos três primeiros anos de vida, o cérebro da criança ainda está em processo de amadurecimento. Por isso, devem-se evitar eletrônicos e os estímulos nocivos, causados por eles. Nesse período, é fundamental a presença afetiva dos cuidadores e familiares, estar atento às necessidades da criança e conectados, de verdade, com ela, recomendou.
Em função disso, aconselhou: deixar os celulares e eletrônicos de lado e, assim, desfrutar um tempo de qualidade com nossas crianças. Na Live, a profissional falou ainda sobre as áreas afetadas pela utilização excessiva desses aparelhos e os sinais do uso abusivo em crianças e adolescentes.
Então segue aqui o recado: é importantíssima a intervenção efetiva dos pais no uso dos dispositivos eletrônicos pelas crianças e jovens, cada um segundo sua fase etária e o nível de comprometimento, pois estamos falando sobre os perigos e efeitos de um vício.
Para saber mais sobre essas e outras considerações, acesse o material completo através do link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=SrCH68WZk10