Olhar para o passado e aprender com ele não é um exercício exclusivo das aulas de História. E aqui na Casa Escola, nós acreditamos que o tempo é um baú de preciosidades se a gente souber analisá-lo com carinho, cuidado e, principalmente, com senso crítico. Pensando nisso, realizamos a nossa Semana Multicultural 2024, que este ano teve como tema a Cultura Retrô e a sua influência na sociedade contemporânea.
Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro de 2024, nossos alunos foram convidados a mergulhar em diferentes aspectos culturais e manifestações artísticas das décadas de 1960 a 1990, como música, moda, cinema e design. Por meio de atividades lúdicas e interativas, buscamos incentivar o aprendizado do Inglês e promover uma compreensão mais ampla das influências históricas e culturais que moldam o presente.
Na programação, além do tradicional e aclamado “Creative Hair Day” (Dia do Cabelo Criativo), também tivemos “Fun Socks Day” (Dia das Meias Divertidas), “Fancy Dress Day” (Dia da Fantasia) e Pyjama Party (Festa do Pijama). E mais: “Little Talent Show” (Show de Talentos), Karaoke, “Throwback Games” (Jogos Retrô), “Back to the Classics: a Retro Experience Film (De Volta aos Clássicos: uma Experiência Cinematográfica Retrô).
Nem precisamos dizer como a turma se divertiu, não é mesmo?
Para a nossa diretora Priscila Griner, a Semana Multicultural é a concretização de muito do que a Casa Escola defende e aplica. “Esta semana, em especial, tem tudo a ver com que os nossos alunos gostam de fazer: criar e se divertir. Mas por trás da diversão e das boas risadas que se dá frente a capacidade incrível dos nossos estudantes de criar, está um processo de aprendizado que não abre mão de ser feliz, e isso é possível dentro da escola. Através das atividades lúdicas e culturais, eles desenvolvem não apenas habilidades no idioma como também ampliam a visão de mundo, empatia e respeito por diferentes culturas.
A professora de Inglês, Dilia Fernandes, que coordenou as atividades, explicou que o foco estava no aprendizado lúdico e na criatividade. “Nossa proposta foi que os alunos vivenciassem o idioma em contextos divertidos, sem a pressão de competir. Momentos como o ‘Creative Hair Day’ e o ‘Fun Socks Day’ foram pensados para estimular a criatividade de forma saudável, deixando claro que o objetivo era aprender de maneira leve e inclusiva.”
Além das tradicionais atividades de sala de aula, como o karaokê com músicas retrô e as apresentações de Little Talent Shows, a Semana Multicultural contou com a parceria de professores de teatro e música, promovendo uma experiência multi e interdisciplinar. O repertório musical incluiu clássicos das décadas de 1960 a 1990, como Beatles e sucessos do filme Footloose.
“Também trabalhamos o conceito de infância, por exemplo, abordando como as crianças eram vistas no passado e como a cultura pop moldou essa visão. Tudo isso enriqueceu o aprendizado e ampliou a compreensão dos alunos sobre o mundo ao seu redor,” explicou a professora Dilia.
E a semana foi encerrada com a tradicional Festa Multicultural do Fundamental 2, um momento para soltar a criatividade e celebrar a diversidade. Inspirada em tradições como o Halloween e outras celebrações ao redor do mundo, a festa é organizada pelo nosso Núcleo de Eventos, uma oportunidade para os alunos refletirem sobre identidade, desenvolverem habilidades sociais e valorizarem o intercâmbio cultural.
Objetivos da Semana Multicultural:
- Aprendizado do idioma: Desenvolver habilidades de leitura, escrita e conversação em Inglês por meio de atividades lúdicas.
- Valorização da história: Proporcionar uma visão crítica das influências culturais de décadas passadas.
- Criatividade e expressão: Estimular a criatividade através de atividades artísticas, como desfiles de fantasias retrô.
- Integração social: Promover a interação entre alunos de diferentes séries e turmas, criando um ambiente de cooperação e inclusão.
O que é a Cultura Retrô?
A Cultura Retrô é uma tendência que resgata estilos, modas e manifestações culturais do passado, geralmente com um toque de nostalgia. Esse movimento envolve a revisitação de elementos populares em décadas anteriores e abrange diversas áreas, como moda, música, cinema, design e tecnologia. Nesse sentido é possível valorizar o passado e reinterpretá-lo no presente, trazendo de volta ícones e tendências que marcaram época.