Os Grupos 3 e 4 da manhã estavam pesquisando sobre o corpo humano e daí resolveram focar no cérebro. As crianças tinham muitos questionamentos, segundo a professora Daniele Cordeiro: como funciona, de onde vem o “áudio” que fala nas cabecinhas deles, como é o cérebro de cada um por dentro, entre outros.
Para esclarecer essas questões, a professora propôs que assistissem ao vídeo “O cérebro para as crianças: como é que funciona?”. As crianças foram além em suas curiosidades, querendo tocar no cérebro e sentir a sua textura, o que pareceu ser difícil. Mas para contornar a impossibilidade, resolveram produzir um cérebro com papel machê, uma mistura que, úmida, pode se assemelhar ao toque no cérebro real.
E após ouvirem o poema “Mandona”, do livro Poesias para Crianças – Corpo Humano, cada uma delas criou um cérebro com massinhas de modelar. O resultado ficou bem interessante.
Para finalizar, assistiram ao filme “Divertidamente”, que mostra a “sala de controle” do cérebro da menina Riley e como as emoções que comandam o órgão afetam sua vida. Com muita pipoca e empolgação, as crianças finalizaram mais um ciclo de estudos em grande estilo.