Notícias e novidades

Como funciona meu cérebro

Os Grupos 3 e 4 da manhã estavam pesquisando sobre o corpo humano e daí resolveram focar no cérebro. As crianças tinham muitos questionamentos, segundo a professora Daniele Cordeiro: como funciona, de onde vem o “áudio” que fala nas cabecinhas deles, como é o cérebro de cada um por dentro, entre outros.

Para esclarecer essas questões, a professora propôs que assistissem ao vídeo “O cérebro para as crianças: como é que funciona?”. As crianças foram além em suas curiosidades, querendo tocar no cérebro e sentir a sua textura, o que pareceu ser difícil. Mas para contornar a impossibilidade, resolveram produzir um cérebro com papel machê, uma mistura que, úmida, pode se assemelhar ao toque no cérebro real.

E após ouvirem o poema “Mandona”, do livro Poesias para Crianças – Corpo Humano, cada uma delas criou um cérebro com massinhas de modelar. O resultado ficou bem interessante.

Para finalizar, assistiram ao filme “Divertidamente”, que mostra a “sala de controle” do cérebro da menina Riley e como as emoções que comandam o órgão afetam sua vida. Com muita pipoca e empolgação, as crianças finalizaram mais um ciclo de estudos em grande estilo.

Comentários:

Notícias Recentes

JIECE celebra coletividade e espírito esportivo na Casa Escola

Realizamos, entre os dias 9 e 18 de abril, a 32ª edição dos Jogos Internos da Casa Escola (JIECE). Inicialmente concebido para que os alunos...

Importância da escuta ativa: entrevista com a psicóloga Juliana Guedes

Educar é uma jornada desafiadora que diz respeito não apenas à escola, mas também à família, à própria criança ou adolescente, e à sociedade como...

Educação além dos muros – solidariedade, empatia e compromisso social

Na Casa Escola, aprendemos diariamente que a educação vai além das salas de aula. Educação envolve compreender e agir diante das diversas realidades sociais que...

Vivência prática, autonomia e participação: os pilares do nosso F2

A essência do trabalho no Ensino Fundamental 2 – carinhosamente chamado de F2 – aqui na Casa Escola vai além dos conhecimentos acadêmicos. Aqui o...

Carnavalizar o saber: alunos estudam as influências populares da folia

“Professora, agora eu tenho orgulho de ser soteropolitana.” – O depoimento de Ayla (5º ano vespertino), após descobrir o Olodum e se encantar com a...

“Eu sou, porque tu és”: perspectivas da Casa Escola para 2024

A Casa Escola inicia mais um ano letivo, repleto de desafios, expectativas e, acima de tudo, fiel ao seu modo de fazer escola. Com projetos...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?