Notícias e novidades

Desenho, colagem, pintura e brincadeira popular!

Se o tema é Semana de Arte Moderna, todas as homenagens vão para a arte brasileira! Por isso, Candido Portinari não poderia ficar de fora! As turmas do G3 e G4, fizeram releituras de duas obras importantes do acervo do artista. Uma delas é a Pula Carniça, em que o autor retrata uma brincadeira conhecida por ‘carniça’, onde as crianças pulam uma por cima das outras como se fossem obstáculos.

 

E claro que os alunos do G3 experimentaram e se divertiram muito com a dinâmica. Na fase da infância em que estão, o brincar é explorado nas mais variadas formas e, por aqui, usamos muito o brincar. Partindo disso, a professora Thaís escolheu esse quadro específico para poder também trabalhar a brincadeira popular em sala de aula.

 

Os estudos começaram com o intuito de entender quem foi Portinari e a importância de suas obras para o mundo da arte. Em seguida, os alunos do G3 colocaram a mão na massa, e utilizaram uma técnica de pintura com texturas, a partir de um papelão ondulado. “As crianças usaram essa textura para representar as ondas originais, presentes na obra escolhida. Reproduziram as crianças pulando a partir de seus próprios desenhos. Por fim, realizamos, juntos, a colagem na releitura”, conta a professora.

 

Os dois grupos iniciaram com o mesmo artista, mas, com técnicas de releitura diferentes, apresentaram quadros que despertaram o elogio e o brilho nos olhos dos visitantes do Vernissage. Em relação ao G4, a obra realizada foi Denise a Cavalo, uma peça muito colorida que lembra a infância e os animais. 

 

A professora Thaís explica como foi o processo: “Utilizamos recortes de cartolina guache e, em seguida, realizamos colagem em papel canson. Com uma pintura à base de água, as crianças transferiram a cor da cartolina guache para o papel da releitura. Junto a isso, usaram sua desenvoltura para o desenho e deram vida à criança e ao cavalo, presentes na obra”, conclui.

 

Comentários:

Notícias Recentes

JIECE celebra coletividade e espírito esportivo na Casa Escola

Realizamos, entre os dias 9 e 18 de abril, a 32ª edição dos Jogos Internos da Casa Escola (JIECE). Inicialmente concebido para que os alunos...

Importância da escuta ativa: entrevista com a psicóloga Juliana Guedes

Educar é uma jornada desafiadora que diz respeito não apenas à escola, mas também à família, à própria criança ou adolescente, e à sociedade como...

Educação além dos muros – solidariedade, empatia e compromisso social

Na Casa Escola, aprendemos diariamente que a educação vai além das salas de aula. Educação envolve compreender e agir diante das diversas realidades sociais que...

Vivência prática, autonomia e participação: os pilares do nosso F2

A essência do trabalho no Ensino Fundamental 2 – carinhosamente chamado de F2 – aqui na Casa Escola vai além dos conhecimentos acadêmicos. Aqui o...

Carnavalizar o saber: alunos estudam as influências populares da folia

“Professora, agora eu tenho orgulho de ser soteropolitana.” – O depoimento de Ayla (5º ano vespertino), após descobrir o Olodum e se encantar com a...

“Eu sou, porque tu és”: perspectivas da Casa Escola para 2024

A Casa Escola inicia mais um ano letivo, repleto de desafios, expectativas e, acima de tudo, fiel ao seu modo de fazer escola. Com projetos...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?