Com o início das aulas, os Núcleos de Interesse também retornam cheios de projetos e ideias para colocar em prática com o apoio dos alunos. Além dos núcleos de Permacultura, Robótica e Eventos, que já atuavam no ano passado, agora temos núcleos novos: o de Teatro de Formas Animadas, com o professor Dênis; e o de Química na Cozinha, com a nutricionista da Casa, Suênya. O informativo de hoje vai falar um pouquinho sobre o que cada núcleo está preparando para 2023. Vamos descobrir?
Na última semana, os coordenadores dos núcleos focaram em apresentar as ideias e ouvir as sugestões dos alunos sobre quais assuntos gostariam de trabalhar no decorrer do ano. No Núcleo de Teatro de Animação, os integrantes vão pesquisar e experimentar na prática diversas modalidades de teatro, além disso, pretendem estudar a plasticidade que existe nas produções de cenas e dramaturgia.
“O nosso objetivo é explorar novas ferramentas para além do corpo. Produziremos cenas curtas, utilizando o processo criativo-colaborativo, com a finalidade de proporcionar mais ferramentas que vão contribuir com a formação dos alunos”, explica Dênis, coordenador do núcleo.
Já no núcleo de Química na Cozinha, os estudantes se preparam para se aventurar em um pedacinho do mundo da Química que tem como foco os alimentos. Eles observarão os processos químicos que podem transformar texturas, cores e aromas, além de colocarem a mão na massa, literalmente falando.
“Os assuntos e práticas relacionadas ao que pretendemos estudar estão sendo discutidos no grupo, a partir do interesse dos alunos e a viabilidade de produção na escola. O primeiro tema escolhido foi ‘fermentação’, e a expectativa é de que a Química e a Biologia renderão descobertas deliciosamente instigantes”, diz Suênya, responsável pelo núcleo.
E, representando o tema anual da Casa – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) – o Núcleo de Permacultura pretende desenvolver um projeto de extensão com foco em práticas ambientais. “O objetivo é que as crianças possam atuar dentro e fora da nossa comunidade escolar e preparar atividades em parceria com algum grupo do terceiro setor, que tenham como foco práticas sustentáveis ambientais em nível comunitário”, conta José, coordenador do núcleo.