Reconhecer e valorizar as diferentes origens, tradições, línguas, costumes e perspectivas. Esse é o objetivo da Semana Multicultural, realizada entres os dias 23 e 27 de outubro. Mais do que uma simples celebração, trata-se de uma manifestação do compromisso da Casa Escola em criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde as crianças e os adolescentes se sintam confortáveis para expressarem as suas identidades.
Neste sentido e com base nos interesses dos nossos alunos, o tema escolhido para esta edição foi a cultura “geek” – termo que abrange uma variedade de preferências e hobbies relacionados à ficção científica, fantasia, jogos, tecnologia, quadrinhos, filmes, séries e outras expressões do universo imaginário. Uma oportunidade de, também, ampliar horizontes e apresentar um novo olhar que vai além do tradicional Halloween – já consagrado na cultura estadunidense.
A programação envolveu a comunidade escolar e contou com dias temáticos, jogos educativos e diversas atividades pensadas para destacar aspectos lúdicos da cultura geek. Tudo isso em consonância com a metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning, isto é, aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem, em tradução livre.
Neste informativo, a nossa professora e orientadora de Inglês, Dilia Fernandes, aprofunda a proposta da Semana Multicultural, destaca o que é a metodologia CLIL, como ela se relaciona com o estudo do idioma, e explica de que forma as famílias podem se envolver nesse processo de imersão necessário para a aprendizagem de um novo idioma.
“A abordagem cultural torna o aprendizado mais fluido, interessante e relevante para os nossos alunos. Por isso, essas atividades são tão importantes. Porque ao mesmo tempo em que celebram a diversidade cultural, incorporam a prática da língua inglesa de maneira autêntica e significativa. Ou seja, não é apenas sobre aprender um novo idioma, mas imergir em um universo que proporcione esse conhecimento”, explica a professora Dilia.
Durante a Semana Multicultural da Casa Escola, nossos alunos foram convidados e incentivados a se expressarem em dias temáticos, como o Dia da Fantasia Geek, do Cabelo Maluco e do Descombinado. “E a adesão foi ótima! Eles estão verdadeiramente felizes e entusiasmados para as aulas de Inglês, ansiosos pelas próximas aulas”, comemora a nossa teacher.
Como as famílias podem contribuir para o aprendizado do Inglês
O apoio das famílias é fundamental para motivar os alunos e criar um ambiente de aprendizado mais amplo, que complementa o ensino na escola. Quando os pais demonstram interesse e encorajam seus filhos, por exemplo, eles se sentem mais motivados e confiantes. Seja assistindo a programas de TV (filmes, séries e outros), ouvindo e cantando músicas, lendo livros ou conversando em Inglês durante as atividades diárias, todo incentivo é bem-vindo e faz diferença.
O apoio das famílias é fundamental para motivar os alunos e criar um ambiente de aprendizado mais amplo, que complementa o ensino na escola. Quando os pais demonstram interesse e encorajam seus filhos, por exemplo, eles se sentem mais motivados e confiantes. Seja assistindo a programas de TV (filmes, séries e outros), ouvindo e cantando músicas, lendo livros ou conversando em Inglês durante as atividades diárias, todo incentivo é bem-vindo e faz diferença.
Metodologia CLIL
A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), em português “aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem”, é uma abordagem de ensino que combina o ensino de conteúdo acadêmico com o ensino de uma língua inglesa. Assim, o idioma se torna um instrumento para explorar diversos temas, fazendo com que os alunos desenvolvam, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas.
“Esse é um trabalho feito com respeito às crianças e aos processos de aprendizagem, além de afeto”, finaliza.