Notícias e novidades

Semana Multicultural apresenta novo olhar sobre o ensino da Língua Inglesa

Reconhecer e valorizar as diferentes origens, tradições, línguas, costumes e perspectivas. Esse é o objetivo da Semana Multicultural, realizada entres os dias 23 e 27 de outubro. Mais do que uma simples celebração, trata-se de uma manifestação do compromisso da Casa Escola em criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde as crianças e os adolescentes se sintam confortáveis para expressarem as suas identidades.

Neste sentido e com base nos interesses dos nossos alunos, o tema escolhido para esta edição foi a cultura “geek” – termo que abrange uma variedade de preferências e hobbies relacionados à ficção científica, fantasia, jogos, tecnologia, quadrinhos, filmes, séries e outras expressões do universo imaginário. Uma oportunidade de, também, ampliar horizontes e apresentar um novo olhar que vai além do tradicional Halloween – já consagrado na cultura estadunidense.

A programação envolveu a comunidade escolar e contou com dias temáticos, jogos educativos e diversas atividades pensadas para destacar aspectos lúdicos da cultura geek. Tudo isso em consonância com a metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning, isto é, aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem, em tradução livre.

Neste informativo, a nossa professora e orientadora de Inglês, Dilia Fernandes, aprofunda a proposta da Semana Multicultural, destaca o que é a metodologia CLIL, como ela se relaciona com o estudo do idioma, e explica de que forma as famílias podem se envolver nesse processo de imersão necessário para a aprendizagem de um novo idioma.

“A abordagem cultural torna o aprendizado mais fluido, interessante e relevante para os nossos alunos. Por isso, essas atividades são tão importantes. Porque ao mesmo tempo em que celebram a diversidade cultural, incorporam a prática da língua inglesa de maneira autêntica e significativa. Ou seja, não é apenas sobre aprender um novo idioma, mas imergir em um universo que proporcione esse conhecimento”, explica a professora Dilia. 

Durante a Semana Multicultural da Casa Escola, nossos alunos foram convidados e incentivados a se expressarem em dias temáticos, como o Dia da Fantasia Geek, do Cabelo Maluco e do Descombinado. “E a adesão foi ótima! Eles estão verdadeiramente felizes e entusiasmados para as aulas de Inglês, ansiosos pelas próximas aulas”, comemora a nossa teacher.

Como as famílias podem contribuir para o aprendizado do Inglês

O apoio das famílias é fundamental para motivar os alunos e criar um ambiente de aprendizado mais amplo, que complementa o ensino na escola. Quando os pais demonstram interesse e encorajam seus filhos, por exemplo, eles se sentem mais motivados e confiantes. Seja assistindo a programas de TV (filmes, séries e outros), ouvindo e cantando músicas, lendo livros ou conversando em Inglês durante as atividades diárias, todo incentivo é bem-vindo e faz diferença.

O apoio das famílias é fundamental para motivar os alunos e criar um ambiente de aprendizado mais amplo, que complementa o ensino na escola. Quando os pais demonstram interesse e encorajam seus filhos, por exemplo, eles se sentem mais motivados e confiantes. Seja assistindo a programas de TV (filmes, séries e outros), ouvindo e cantando músicas, lendo livros ou conversando em Inglês durante as atividades diárias, todo incentivo é bem-vindo e faz diferença.

Metodologia CLIL

A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), em português “aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem”, é uma abordagem de ensino que combina o ensino de conteúdo acadêmico com o ensino de uma língua inglesa. Assim, o idioma se torna um instrumento para explorar diversos temas, fazendo com que os alunos desenvolvam, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas. 

“Esse é um trabalho feito com respeito às crianças e aos processos de aprendizagem, além de afeto”, finaliza.

Comentários:

Notícias Recentes

Importância da escuta ativa: entrevista com a psicóloga Juliana Guedes

Educar é uma jornada desafiadora que diz respeito não apenas à escola, mas também à família, à própria criança ou adolescente, e à sociedade como...

Educação além dos muros – solidariedade, empatia e compromisso social

Na Casa Escola, aprendemos diariamente que a educação vai além das salas de aula. Educação envolve compreender e agir diante das diversas realidades sociais que...

Vivência prática, autonomia e participação: os pilares do nosso F2

A essência do trabalho no Ensino Fundamental 2 – carinhosamente chamado de F2 – aqui na Casa Escola vai além dos conhecimentos acadêmicos. Aqui o...

Carnavalizar o saber: alunos estudam as influências populares da folia

“Professora, agora eu tenho orgulho de ser soteropolitana.” – O depoimento de Ayla (5º ano vespertino), após descobrir o Olodum e se encantar com a...

“Eu sou, porque tu és”: perspectivas da Casa Escola para 2024

A Casa Escola inicia mais um ano letivo, repleto de desafios, expectativas e, acima de tudo, fiel ao seu modo de fazer escola. Com projetos...

Destaque no Enem: Entrevista com Gabriel Wayland, ex-aluno Casa Escola

Escrever sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” é uma tarefa que exige repertório social...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?