Todos os anos falamos sobre a adaptação escolar, uma fase delicada para muitas famílias. No dia 30 deste mês, começaremos a adaptação dos novos alunos nos grupos 1 ao 3 da Educação Infantil. Esse momento tão desafiador deve ser encarado com muito afeto e acolhimento, isso porque, de repente, aquele bebê que a família acompanhou todas as pequenas conquistas em casa, acaba de chegar à idade escolar, e vai vivenciar uma nova fase.
Essa transição, do lar para a escola, é necessária para uma socialização mais plena e auxilia no desenvolvimento de sua autonomia em geral. Mas um bom exemplo é o desfralde que geralmente acontece de maneira bem tranquila. Esse momento de transição pode ser leve tanto para crianças quanto para os familiares.
Por isso, a família e a equipe pedagógica precisam atuar em parceria para que as crianças se sintam confortáveis e confiantes neste novo espaço que é a escola. Em relação à adaptação, é interessante que se envolva a criança no ambiente escolar mesmo antes de começarem as aulas, para que conheça os espaços e comece a perceber que há outros adultos presentes.
Também se programem para acompanhar seus pequenos nos primeiros dias, o apoio e a presença de vocês pode ser fundamental neste comecinho. Porém, mesmo que com o adulto de casa na escola, a sua “participação” não deve substituir a função do professor.
No que diz respeito ao nosso papel enquanto escola, contamos com educadores preparados para receber essas crianças nesse momento tão especial, de modo a acolher as individualidades de cada uma delas e, aos poucos, construir uma relação de confiança.
O sucesso de uma adaptação escolar bem feita só se dá quando a criança consegue superar os desafios da separação em um ambiente novo com outros adultos e crianças que ela ainda não conhece. É um trabalho de conquista em que é preciso criar laços que dizem respeito a uma memória afetiva que envolve os profissionais da escola e o novo ambiente. Estamos falando de criar boas situações que compensem à criança deixar papai, mamãe, vovó irem embora para voltarem mais tarde.
A ideia é essa, que a criança queira vir à escola, portanto consideramos que cada criança é única e tem o seu tempo para se adaptar. Quanto à rotina, devagarinho e com paciência, a criança vai se adaptando a ela, pois é especialmente construída e programada para este momento tão importante.
Ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto? No nosso blog tem um texto cheio de detalhes e dicas sobre a adaptação escolar.
Link do texto: https://casaescola.com.br/adaptacao-escolar/