Notícias e novidades

Cadê a participação do público feminino?

A turma do 2º ano, em seu estudo sobre profissões, elegeu os integrantes para os conselhos de classe. Após a eleição, foi percebido que só havia meninos eleitos. Diante do resultado, as meninas sugeriram reavaliar os critérios de votação.

 

Durante a conversa entre os alunos, mediada pela professora Jaíne Priscila, surgiram diversas reflexões. Algumas crianças defenderam que não existem brinquedos, roupas ou formas de ser específicas de cada gênero, meninos ou meninas, e que somos livres para escolher o que queremos usar. 

 

Também compartilharam suas experiências e mostraram que o futuro nos reserva um mundo com bem menos preconceito e muito mais diversidade, onde meninos e meninas vivem em equidade. Ao final da discussão, os estudantes reforçaram as ideias despertadas pelo debate.

 

A aluna Anita Gurgel levantou a questão sobre direitos iguais, já Maria Luiza citou o respeito às diferenças. Rafael Moura e Kristian Kojo defenderam a igualdade de gênero e refletiram sobre o passado, quando as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens.

 

E, quanto ao resultado da eleição, composto só por meninos, a turma ponderou junta e decidiu mantê-lo, já que os meninos eleitos se submeteram ao voto democrático por excelência. 

 

O melhor de tudo isso é que: além de discutirem sobre um assunto tão importante e atual eles também aprenderam a exercer a cidadania através do voto, do diálogo, do consenso e refletir sobre suas escolhas.

Comentários:

Notícias Recentes

JIECE celebra coletividade e espírito esportivo na Casa Escola

Realizamos, entre os dias 9 e 18 de abril, a 32ª edição dos Jogos Internos da Casa Escola (JIECE). Inicialmente concebido para que os alunos...

Importância da escuta ativa: entrevista com a psicóloga Juliana Guedes

Educar é uma jornada desafiadora que diz respeito não apenas à escola, mas também à família, à própria criança ou adolescente, e à sociedade como...

Educação além dos muros – solidariedade, empatia e compromisso social

Na Casa Escola, aprendemos diariamente que a educação vai além das salas de aula. Educação envolve compreender e agir diante das diversas realidades sociais que...

Vivência prática, autonomia e participação: os pilares do nosso F2

A essência do trabalho no Ensino Fundamental 2 – carinhosamente chamado de F2 – aqui na Casa Escola vai além dos conhecimentos acadêmicos. Aqui o...

Carnavalizar o saber: alunos estudam as influências populares da folia

“Professora, agora eu tenho orgulho de ser soteropolitana.” – O depoimento de Ayla (5º ano vespertino), após descobrir o Olodum e se encantar com a...

“Eu sou, porque tu és”: perspectivas da Casa Escola para 2024

A Casa Escola inicia mais um ano letivo, repleto de desafios, expectativas e, acima de tudo, fiel ao seu modo de fazer escola. Com projetos...

Destaque no Enem: Entrevista com Gabriel Wayland, ex-aluno Casa Escola

Escrever sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” é uma tarefa que exige repertório social...

Semana Multicultural apresenta novo olhar sobre o ensino da Língua Inglesa

Reconhecer e valorizar as diferentes origens, tradições, línguas, costumes e perspectivas. Esse é o objetivo da Semana Multicultural, realizada entres os dias 23 e 27...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?