Notícias e novidades

E se essa galinha fosse uma pessoa? Como ela seria? Um pouco do universo das artes e seus encantos!

Mentes inquietas, olhares atentos e… mãos à obra! O zum zum zum que se ouve na sala de artes é fruto do envolvimento das turmas dos 3º e 4º anos vespertinos com a releitura de duas obras de Tarsila do Amaral preparadas para o Vernissage deste ano. 

 

Dentro dessa sala, que guarda arte, mas também sonhos, a imaginação flui solta, e os traços rabiscados pela professora Darliany ganham formas, cores e dimensões. Se transformam em frutas, plantas, pessoas, representações visuais contidas nas obras originais e que vão inspirando cada aluno.

 

“E se essa galinha fosse uma pessoa?”, questionou-se Sophia, 9, do 3º ano, durante a atividade. A menina, que sonha em ser cantora, deixa a imaginação tomar conta dos seus desenhos. Ao reproduzir o que está na obra original, vai muito além do papel, experimentando todas as sensações que só a arte pode proporcionar.

 

O 3º ano escolheu, em votação, a obra Morro de Favela, que faz a representação das comunidades brasileiras. Já o 4º ano optou por apresentar a releitura de A Feira 2, que traduz a experiência visual das feiras livres.

 

Tanto no 3º quanto no 4° ano, a professora de artes Darliany usou folhas de papel ofício e lápis grafite para delimitar as dimensões dos desenhos que os alunos deveriam produzir, para que, assim, representassem os objetos presentes nas obras. 

 

No olhar de Júlia, 8, aluna do 3º ano, é possível ver o brilho e a identificação com a arte de desenhar. A menina diz que suas produções sempre foram elogiadas e há quem fale que ela foi ensinada a desenhar assim, ela nega: “desde pequena eu desenho, me viro sozinha. Não dá pra fazer arte adivinhando, é preciso atenção”, recomenda a aspirante a desenhista. 

 

Já o caderno de José Vicente, aluno do mesmo ano e idade que Júlia, fala por si só. É nele que o menino viaja em muitos mundos, escreve e conta suas próprias aventuras através dos seus companheiros: o lápis e o caderno. E você, já esvaziou sua cabeça para começar um novo projeto? Pois esse é o conselho de Enzo, 9, aluno do 4º ano, que ama desenho.

 

O trabalho final é resultado de muito empenho, talento e senso artístico das crianças. De papéis, cartolinas, tintas e até areia, nossos alunos e as professoras Darliany, Ysabele e Rafaela fizeram arte! Inspiração e muita conversa fizeram parte de todo o processo de criação, promovendo uma série de descobertas e encontros com a arte. 

 

E não foram só os alunos que ganharam conhecimento e bagagem artística, nós também fomos premiados com o resultado das releituras!

 

Comentários:

Notícias Recentes

JIECE celebra coletividade e espírito esportivo na Casa Escola

Realizamos, entre os dias 9 e 18 de abril, a 32ª edição dos Jogos Internos da Casa Escola (JIECE). Inicialmente concebido para que os alunos...

Importância da escuta ativa: entrevista com a psicóloga Juliana Guedes

Educar é uma jornada desafiadora que diz respeito não apenas à escola, mas também à família, à própria criança ou adolescente, e à sociedade como...

Educação além dos muros – solidariedade, empatia e compromisso social

Na Casa Escola, aprendemos diariamente que a educação vai além das salas de aula. Educação envolve compreender e agir diante das diversas realidades sociais que...

Vivência prática, autonomia e participação: os pilares do nosso F2

A essência do trabalho no Ensino Fundamental 2 – carinhosamente chamado de F2 – aqui na Casa Escola vai além dos conhecimentos acadêmicos. Aqui o...

Carnavalizar o saber: alunos estudam as influências populares da folia

“Professora, agora eu tenho orgulho de ser soteropolitana.” – O depoimento de Ayla (5º ano vespertino), após descobrir o Olodum e se encantar com a...

“Eu sou, porque tu és”: perspectivas da Casa Escola para 2024

A Casa Escola inicia mais um ano letivo, repleto de desafios, expectativas e, acima de tudo, fiel ao seu modo de fazer escola. Com projetos...

Destaque no Enem: Entrevista com Gabriel Wayland, ex-aluno Casa Escola

Escrever sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” é uma tarefa que exige repertório social...

Semana Multicultural apresenta novo olhar sobre o ensino da Língua Inglesa

Reconhecer e valorizar as diferentes origens, tradições, línguas, costumes e perspectivas. Esse é o objetivo da Semana Multicultural, realizada entres os dias 23 e 27...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?