Notícias e novidades

Isolamento e aulas virtuais desenvolvem a autonomia no aprendizado

aulas virtuais

A necessidade do isolamento social fez o estudo em casa essencial para a continuidade da aprendizagem. E, mais do que nunca, as crianças e adolescentes precisaram assumir mais responsabilidades pelo seu aprendizado. Apesar dos desafios e adaptações das aulas virtuais, professores e pais já identificam que os estudantes podem sair com uma lição a mais de tudo isso: autonomia no aprendizado. Mas, para isso, é preciso incentivo, disciplina e vontade por parte do aluno.

Para a fotógrafa Ana Galvão, mãe de Ana Luíza Galvão, 14 anos, estudante do 9° do Instituto Educacional Casa Escola, as dificuldades fizeram com que sua filha se empenhasse ainda mais para dar tudo certo nos estudos e nas aulas virtuais. “Ana Luíza é uma adolescente com um pouco de aversão à tecnologia e isso, em um primeiro momento, me preocupou, pois poderia ser um problema. Mas me surpreendi, pois ela ficou ainda mais focada do que antes, com as aulas presenciais”, relata.

A mãe conta que a própria filha escolheu o ambiente de estudo em casa, definiu os horários para realizar as atividades, e também quando seria o tempo livre. E, realmente, a ideia de independência e compreensão da responsabilidade pessoal está bem clara para Ana Luíza. “Eu organizo minha rotina, acho que já tenho idade para isso e minha mãe já tem as responsabilidades dela. Então, não tem por que eu dar mais esse trabalho a ela”, comenta. Para a jovem, a temporada de quarentena está sendo muito proveitosa, pois “como estou mais em casa, tenho mais tempo para estudar”. Sobre a dinâmica de sua rotina de estudos, ela explica que quando recebe uma atividade já executa na hora, ou programa na agenda do celular o dia e horário para a realização.

Andréa Pernambuco, mãe da Luíza Pernambuco, 14, também estudante do 9o ano da Casa Escola, vê na pedagogia da instituição um diferencial para os estudantes, já que incentiva a autonomia. “Tenho a impressão de que essa sistemática da Casa Escola com as planilhas de estudos deixa a criança mais independente, pois não é algo programado vindo do professor para o aluno, mas os estudantes têm a autonomia para definir como e quando vão realizar as atividades. Isso vai dando jogo de cintura para a criança, o que é importante para um momento como agora, pois ajuda na segurança e facilidade para se adaptar às situações, como esta do isolamento e aulas virtuais”, opina.

A diretora da Casa Escola, Priscila Griner, frisa que ajudar a desenvolver a autonomia dos estudantes é uma das propostas da escola. “A autonomia se aprende com os outros e se efetiva através das distintas práticas diárias.Ela se desenvolve a partir da forma como a criança interage consigo mesma, com os outros e com tudo que a cerca. Se não for dada a oportunidade à criança de realizar tarefas tangíveis sozinha, ela terá maiores dificuldades em sua circulação social, como ser adulto na hora de buscar soluções para seus problemas”, explica.

Segundo a diretora, o ambiente escolar tem papel essencial nessa construção. “Sendo a escola a primeira experiência social fora do seio familiar, ela tem um papel fundamental no desenvolvimento da autonomia da criança. É um processo planejado e articulado com uma parceria da família e a escola. O resultado em ser uma criança autônoma é ser uma criança com maturidade, e por isso, uma criança mais feliz”, sustenta.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários:

Notícias Recentes

JIECE celebra coletividade e espírito esportivo na Casa Escola

Realizamos, entre os dias 9 e 18 de abril, a 32ª edição dos Jogos Internos da Casa Escola (JIECE). Inicialmente concebido para que os alunos...

Importância da escuta ativa: entrevista com a psicóloga Juliana Guedes

Educar é uma jornada desafiadora que diz respeito não apenas à escola, mas também à família, à própria criança ou adolescente, e à sociedade como...

Educação além dos muros – solidariedade, empatia e compromisso social

Na Casa Escola, aprendemos diariamente que a educação vai além das salas de aula. Educação envolve compreender e agir diante das diversas realidades sociais que...

Vivência prática, autonomia e participação: os pilares do nosso F2

A essência do trabalho no Ensino Fundamental 2 – carinhosamente chamado de F2 – aqui na Casa Escola vai além dos conhecimentos acadêmicos. Aqui o...

Carnavalizar o saber: alunos estudam as influências populares da folia

“Professora, agora eu tenho orgulho de ser soteropolitana.” – O depoimento de Ayla (5º ano vespertino), após descobrir o Olodum e se encantar com a...

“Eu sou, porque tu és”: perspectivas da Casa Escola para 2024

A Casa Escola inicia mais um ano letivo, repleto de desafios, expectativas e, acima de tudo, fiel ao seu modo de fazer escola. Com projetos...

Destaque no Enem: Entrevista com Gabriel Wayland, ex-aluno Casa Escola

Escrever sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” é uma tarefa que exige repertório social...

Semana Multicultural apresenta novo olhar sobre o ensino da Língua Inglesa

Reconhecer e valorizar as diferentes origens, tradições, línguas, costumes e perspectivas. Esse é o objetivo da Semana Multicultural, realizada entres os dias 23 e 27...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?