As salas de aula ultrapassaram os limites físicos e se tornaram, em parte, virtuais. E os professores apostam no aprimoramento do uso dessas tecnologias como parceiras do ensino.
De acordo com a nossa professora de História, Sabrina Pereira, a pandemia expandiu ainda mais o uso de recursos digitais, no entanto, ela lembra:
“apresentações virtuais, videogames, músicas e podcasts já faziam parte da rotina dos nossos alunos e, com o ensino remoto, foram inseridas no dia a dia escolar muitas outras plataformas”.
Nesse período, utilizamos metodologias ativas, realizamos muitos trabalhos virtuais em grupos, assistimos a filmes, analisamos textos, criamos mapas mentais, tudo isso a partir dessas plataformas. Nossa equipe de educadores está cada vez mais antenada com as tecnologias e os nossos alunos somam com os seus saberes.
Com as tecnologias, a interação em sala de aula tem mudado. Os alunos são mais provocados a se tornarem protagonistas de seus próprios processos de aprendizagem.
As avaliações são mais focadas no desenvolvimento de habilidades do que em provas com questões específicas, por exemplo. O cerne do aprendizado está em habilidades como compreender, refletir, analisar, produzir e não só o saber.
Nessa empreitada, estamos juntos aos alunos para entender suas necessidades, para que se tornem mais autônomos para aprender e estejam preparados para encarar os desafios da vida, colocando em prática o que é construído em sala de aula.